O Knight Center for Journalism in the Americas,  um dos mais renomados think tanks de jornalismo do mundo, fundado e dirigido pelo brasileiro Rosental Calmon Alves, promove entre os dias 26 e 30 de abril o ISOJ (International Symposium on Online Journalism).

O encontro virtual vai reunir editores, produtores, executivos, pesquisadores e acadêmicos de todo o mundo para discutir o presente e o futuro do jornalismo online. O objetivo é aproximar os esforços da indústria de notícias com o mundo acadêmico. São 67 palestrantes, incluindo oito pesquisadores.

Será a segunda edição online do encontro, que vem sendo realizado desde 1999. Os ingressos gratuitos já estão disponíveis para todas as palestras, painéis e workshops. O Brasil estará representado por três palestrantes (Rosental Calmon Alves e as pesquisadoras Silvia Dalben e Amanda Jurno). 

Fazem parte da agenda renomados acadêmicos e grandes nomes do jornalismo global como A.G. Sulzberger (Chairman do The New York Times), Katharine Viner ( editora-chefe do The Guardian) e Marty Baron (ex-editor executivo do The Washington Post).

A conferência sempre foi realizada no campus da Universidade de Austin e transmitida ao vivo online. Este ano será inteiramente online, assim como no ano passado.

Foto: Knight Center

As inscrições são gratuitas e o registro já está disponível  por aqui.

Em julho do ano passado, o ISOJ ofereceu 21 sessões e 84 palestrantes. A quantidade de inscrições foi recorde, com 4.790 participantes de 134 países. Mais de 1.600 pessoas assistiram às sessões da conferência via Zoom. No final daquela semana, os vídeos do ISOJ no YouTube em inglês e espanhol foram vistos mais de 27.000 vezes.

Veja também: 

Knight Center oferece curso gratuito para jornalistas sobre as vacinas da Covid-19

RightsCon vai debater direitos humanos no mundo digital

Sabatina de CEOs das Big Techs sinaliza rumos da regulamentação das plataformas digitais globais