Estão abertas até 15 de abril as inscrições para a próxima edição do programa Um Caminho Digital para o Empreendedorismo e a Inovação na América Latina, que oferece bolsas para projetos de mídia digital em 12 países da região. 

O programa é organizado pelo ICJC (International Center for Journalists) e financiado pelo Departamento de Estado do governo americano. O objetivo é que os participantes lancem produtos de mídia digital em seus próprios países ou desenvolvam modelos de negócios para tornar projetos existentes mais sustentáveis.

A bolsa para projetos de mídia digital do ICJF foi criada em 2015 e já levou aos Estados Unidos mais de 170 jornalistas, empresários, especialistas em tecnologia e em mídia digital latino-americanos para treinar em organizações do país. Em 2020, Maurício Ferro (Poder 360) foi um dos participantes.

Na mão inversa, quase 30 representantes de empresas de mídia americanas visitaram Guatemala, Nicarágua, Honduras, Colômbia e Brasil para trocar experiências. O Brasil recebeu ano passado Stacy Fernández, repórter do The Texas Tribune, um modelo de jornalismo de serviço público, administrado por uma empresa sem fins lucrativos. 

Entre os anfitriões nos Estados Unidos estão Los Angeles Times, Mother Jones, AJ +, Fusion, Splash Media e Huffington Post. 

Quem pode participar 

As 50 bolsas para projetos de mídia digital do ICJF estão sendo oferecidas a candidatos de 12 países: Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá e Peru.

O programa é aberto a jovens profissionais e líderes emergentes, com idades entre 25 e 40 anos, que sejam cidadãos ou residentes oficiais no país. É necessário ter pelo menos dois anos de experiência profissional relevante. 

Os participantes devem ser fluentes em inglês falado e escrito. As entrevistas do processo seletivo serão conduzidas em inglês. 

Em maio, o ICFJ avaliará as solicitações em conjunto com o Departamento de Relações Públicas das Embaixadas dos Estados Unidos de cada país e organizações parceiras locais. Em seguida, os finalistas do programa serão entrevistados. 

Os bolsistas receberão US$ 1,7 mil para aplicar em seu projeto digital.

15 semanas de imersão 

O programa começa com uma semana de orientação virtual liderada pelo ICFJ , durante a qual os bolsistas receberão treinamento prático em ferramentas e técnicas digitais e farão workshops sobre suas propostas de projetos de mídia digital com empreendedores de mídia.

Nas seis semanas seguintes, os participantes farão uma imersão com anfitriões dos Estados Unidos, como incubadoras de startups e redações digitais de ponta. Nesse período, terão a oportunidade de conhecer e aprender com diferentes equipes por meio de plataformas online. O programa inclui oito semanas de mentoria, para ajudar a desenvolver o projeto. 

 

Informações mais detalhadas sobre elegibilidade e o formulário de inscrição estão aqui. 

 

Leia também: 

Bolsa do Pulitzer Center para jornalistas: inscrições abertas até 23/4

Knight Center: curso para jornalistas sobre vacinas contra a Covid-19